Thursday, June 28, 2007

uns 10.000

Bom, como todos os computadores que tenho usado nos ultimos meses tem conspirado contra postagem de fotos, vou pelo menos contar o que fiz nesses ultimos dias (na verdade mais de mes), pelo menos uma versao resumida.

Meu ultimo post foi esse aih embaixo com as fotos dos cangurus que tirei em bright, depois de bright:

Voltei pra melbourne por uma semana onde fui encontrar algumas pessoas da Melbourne Uni, uma palestra e mais algumas coisas, fiz mais um punhado de coisa na cidade e meio que organizei o que fazer nas semanas seguintes.

De melbourne peguei um onibus (12 horas, 730km) na segunda dia 4 deste mes pra adelaide durante a noite, adelaide nao tem nada de diferente, fiquei uma noite no lugar porque eu queria pegar um trem na quarta, o trem eh o ghan que faz adelaide-alice springs-darwin , eu peguei ele pra alice no dia 6, foram vinte e seis horas de viagem (1600km) pela australia central, a melhor parte eh a manha do dia seguinte porque de repente voce acorda num deserto (mais parecido com nossa caatinga, mas eh deserto), sol nascendo e etc.

Sobre o deserto, eu nao sabia e acho que a maioria das pessoas nao fazia ideia, no deserto australiano hoje existem cerca de 1 milhao de camelos (fora os milhoes de cangurus que todo mundo jah sabia) descendentes de uns 20 e poucos mil que foram importados antes da era automobilistica, varias carcacas nas estradas e alguns andando por perto...

Alice Springs, pra quem nao sabe, fica no coracao da australia, no centro vermelho, ou outback tambem, eh uma cidadezinha meia-boca com meia duzia de bares e uma porrada de aborigenes nas ruas, que causam problemas gerais de seguranca (em especial por causa da sensibilidade ao alcool). Alem disso alice eh o ponto de partida para algumas das paisagens mais famosas da australia, fiz um tour de 3 dias com outros 22 backpackers acampando no mato com swags, uns sacos de dormir de lona grossa que voce coloca o seu saco de dormir dentro, dormimos a ceu aberto, como as duas noites estavam sem nuvens o ceu estava espetacular, acho que a unica vez que vi um ceu assim foi em jeriquaquara.

Ha, no deserto a temperatura era de uns 15 a 12 graus durante o dia (!) e chegou a um pouco abaixo de zero durante a noite, uma fogueira, alem de vinho/wisky/cerveja, ajudaram a nao passar frio, apesar de acordar as 5 e meia da manha nao era agradavel de forma alguma, ajudar a empacotar tudo no onibus tambem nao.

Neste tour viajamos um total de 1800 quilometros, fomos no primeiro dia para o king's canyon e dormimos perto de kakadu (acho), no segundo fomos para as Olgas (outro tipo de formacao, relacionado com argila e pedras de rio) e depois ver o por do sol em Uluru (ou ayers rock), no terceiro fomos ao nascer do sol no mesmo lugar e depois escalamos a pedra... esse tour foi o melhor que peguei nessa viagem, depois conto detalhes mas coisas como cafe da manha no estacionamento da ayers rock, derrubar arvores inteiras on the bush pra fogueira, e todas as pessoas legais que conheci (algumas encontrei novamente alguns dias depois, outras ainda devo encontrar) foram otimas.

De alice peguei um onibus pra cairns, no dia 13,demoramos 3 dias, agora quase que exclusivamente de deserto, num total de 2200 quilometros, muitos animais nas estradas, highways que no mapa aparecem como grandes estradas, mas que na verdade sao na sua maior parte grandes estradas de terra com uma porrada de buraco, nao que isso tenha impedido nosso motorista de manter velocidade proxima de 120km/h com um onibus de 42 lugares e pneus de rally. Muito road kill depois chegamos a rainforest de queensland, jah bem proximo da costa, vimos algumas cachoeiras, nadei em uma soh, 2 horas depois eu estava em cairns, que fica proximo de uma parte bastante visitada da barreira de corais.

Fiquei em cairns mais tempo do que o programado porque tive de esperar um dia razoavel pra ir snorkelling na barreira, estava um tempinho miseravel em toda a costa leste, nada de sol, nublado e chuva de vez em quando.... no primeiro dia (16?) quarenta minutos depois de chegar na cidade eu estava tentando praticar water-ski noturno com algumas pessoas que vieram comigo de alice, na prancha de joelhos eu consegui alguma coisa, a de ficar em peh foi lastimavel... mas deu pra rir um bocado, ainda com um bonus de bracos e costas doidos por 3 dias... no segundo dia encontrei mais algumas pessoas do tour de alice e nos ficamos pela cidade, nos varios mercados que estava funcionando, no outro fui caminhar nas praias a norte de cairns, mais ou menos 5 horas caminhando, com direito a roubar coco verde de uma mansao e chuva fria no final da ultima praia (o resto do dia estava apenas nublado).

No dia seguinte (perdi a conta, mas tudo bem, lembro que foi na terca dia 19) fui ver a barreira, foi o dia mais calmo em termos de ventos desde que eu tinha chegado em cairns, mesmo sem sol deu pra ver bastante coisa, lindos corais, peixes, etc,etc,etc... isso nos dois primeiros spots, o que deu um total de umas 2 horas e meia nadando, no terceiro ficamos soh uma meia hora e muito ruim porque no final da tarde o vento aumentou e chegou a ficar perigoso chegar perto dos corais... o passeio em si tambem valeu a pena, apesar de metade do pessoal que tava no barco ter vomitado (um catamara que supostamente eh o mais rapido da cidade, e pelo meu testemunho o bicho eh bem rapido mesmo) eu e mais algumas pessoas ficamos na parte de tras do barco, que eh aberta, e ficamos bem (apesar dos pulos, trancos e barrancos). Nao tenho fotos dessa parte porque eu queria curtir, era a ultima coisa que eu realmente pretendia fazer no pais e tenho certeza que se fosse me preocupar com foto nao ia tirar nenhuma muito boa e nao ia aproveitar o mergulho.

Apesar de isto jah ser bastante coisa, o paul, um irlandes que eu conheci em alice, comprou um carro pra descer pra melbourne surfando (em uns 2 meses, total) no dia que eu estava na barreira, aih eu, ele, um outro irlandes e um americano que estavam no nosso quarto fomos dar uma volta pelas tablelands, basicamente uma regiao de rainforest com alguns lagos formados em crateras vulcanicas, um dia chill out, acordamos tarde, vimos o que deu e tal, valeu a pena... dia seguinte (21?) voltei pra melbourne, limpei toda a minha bagagem (tudo tava precisando de uma bela lavada, saco de dormir, mochilas, roupas, barraca, tudo) em dois dias e depois a Ian chegou, bom ver ela de novo, acabou de voltar de uma viagem a indonesia e ainda esta me contando como foi... ontem eu vim pra cidade (a casa que fico eh em werribee, 40 minutos de trem do centro de melbourne) pra passar duas noites porque hoje fui fazer a Great Ocean road, outra viagem que valeu a pena, os 8 apostolos, a ponte de londres, a estrada em si, mais umas praia e tal, resolvi fazer essa porque soa meio ridiculo eu ter ido tao longe e nao conhecer essa estrada que eh aqui do lado... faltou a philip island que eh aqui perto tambem, mas essa eh pra ver pinguin e eu nao animo muito de fazer nao.

Agora que a viagem tah quase acabando, o que devo fazer eh na semana que vem voltar pra bright pra esquiar com a molecada, depois organizar minhas coisas e voltar para o brasil, me aguardem!!

Uma coisa que acho legal registrar, por curiosidade.... paises de onde conheci pessoas ateh o momento, nao vou lembrar de todos:

Australia, Nova Zelandia, Tailandia, China, Japao, Chile, Colombia, Brasil, Inglaterra, Escocia, Irlanda, Holanda, Alemanha, Africa do Sul, Italia, Suica, Israel, Coreia, Espanha, Canada, Estados Unidos, Franca, Singapura, Figi, Belgica, Austria, Finlandia, Indonesia, India, Hong Kong e Ira... nada mal hein? Alguns dah pra pegar o sotaque, mas eh um punhado neh... soh aqui sao 30 paises diferentes (hong kong eh parte da china mas a garota que conheci faz questao...).



Um abraco a todos que acompanharam o que deu pra colocar aqui, vou colocar mais fotos com o tempo, com explicacoes e tal, fiz algumas selecoes boas, inclusive das casas que a beth pediu, mas que nao to conseguindo fazer upload... total de fotos ateh agora chegou perto de 7.000 , o que nao facilita encontrar boas fotos!!

Ah, e o ~10.000 sao os quilometros rodados nos ultimos 20 dias, mais ou menos, acho que mais pra mais do que pra menos.... vou demorar algum tempo pra assimilar tudo que aconteceu desde fevereiro....

1 comment:

Anonymous said...

Qta coisa heim, estou louca para ver as fotos, bjos mae